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  • Historia da Pedra Portuguesa do Brasil

    A historia da Pedra Portuguesa no Brasil incia com Burle Marx foi um entusiasmado promotor do uso do mosaico portugues, em seus projetos de paisagismo com pedra portuguesa cores. Alem do calcadao da avenida Atlantica, merecem citacao especial os desenhos em mosaico do Municipal de Santo Andre. Este projeto, segundo o autor, teve seu paisagismo definido de acordo com alguns principios filosoficos dos jardins barrocos franceses onde tem pedra portuguesa para jardim: a ragida geometria estabelecida nos desenhos de canteiros e pisos, assim como a decisao de isolar o conjunto da paisagem do entorno talvez sejam os que mais nos remetem a Versailles ou a Vaux-le-Vicomte. Ao considerar a entao caotica paisagem urbana indigna de se relacionar com o jardim, Burle Marx nao poderia prever que seu desenho de um padrao geometrico de piso, pensado especificamente para aquele espaco, extravasaria pelos passeios vizinhos, em razao da entusiastica acolhida por parte da Prefeitura, que dele decidiu fazer a marca registrada do Municipio. Tal e qual o mapa de Mirthes dos Santos Pinto e a composicao undosa de Euzabio Furtado, esta foi mais uma geometria que transbordaria para muito alem e seus limites originais Pedra Portuguesa do Brasil. 

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    Cabrera e Nunes nos contam que a calcada-portuguesa, tal como a conhecemos atualmente como tambem pedrinhas portuguesa, pedrinhas para jardim ou pedrinhas decorativas, foi ensaiada pela primeira vez (1842), na parada do Batalhao de Cacadores 5, por iniciativa do entao Governador de Armas do Castelo de Sao Jorge, Tenente-General Eusabio Candido Cordeiro Pinheiro Furtado (1777-1861). Realizou-se uma pavimentacao usando pequenas pedras de formas mais ou menos regulares, brancas e negras. E, mais adiante: O sucesso obtido na obra feita em Cacadores 5, valeu a Candido Pinheiro Furtado, o apoio da Camara de Lisboa, na concessao das verbas necessarias a pavimentacao de pedra portuguesa de toda a praca central do Rossio, uma extensao de 8.712 m2. (...) o desenho escolhido para a decoracao da praca foi um padrao ondulado em preto e branco que passara a ser designado por mar largo.